quinta-feira, 31 de março de 2011

Aluno de Direito da Uerj Comete Suicídio.

Não tô aqui pra contar a história, isso voces procuram no Google se estiverem interessados - o que eu duvido. Só apareci pra contar o que acontecia no meu submundo hoje relacionado à morte do rapaz.
Aula de Física Geral, uma aluna entra avisando que um cara havia se matado há alguns minutos. O garoto do meu lado, disse que chegou a ouvir o som do impacto com o chão. Ficamos pasmos. Depois tudo voltou ao normal. A aula corria normalmente, enquanto alguns alunos se alternavam para ir la fora dar uma espiadinha na confusão.
Acabando a aula, saímos para um lanche e havia muita gente pelas janelas do 3° andar que davam pra ver o corpo. as rampas abaixo da que foi palco do suicídio foram interditadas. ouvi de um veterano: Parabéns, o primeiro suicídio a ser presenciado na UERJ! e lanchamos. Algumas pessoas ficaram fazendo gracinha porque o rapaz se jogou do 11° andar com um guarda-chuva na mão. e por algumas pessoas entendam  estudantes e professores de física que entendem o atraso que um guarda-chuva bem usado causaria à queda - ou não. 
A maior preocupação, pelo menos no nosso andar, era que hoje haveria chopada - quinta, dia de festa -, e que esta encontrava-se sujeita à cancelamento, de acordo com a gravidade do problema que esse suicídio fosse causar. Discutimos um pouco sobre as hipoteses de como ele teria se jogado para ter caído do jeito que caiu, de acordo com o vento, com a altura, etc, e daí fim.
Algumas piadinhas, e o dia correu normalmente para nós. Tirem as conclusões que precisarem tirar disso sozinhos. Tudo o que eu tenho a dizer é que esse não é um caso isolado. Parece que muitas pessoas já optaram pelo suicídio no prédio, e isso ja ficou muito normal para quem frequenta o lugar há mais tempo.
Fora isso, chuva e calor. Consegui pegar o ônibus com ar condicionado hoje *-*

57 comentários:

  1. Ouvi dizer que ele escorregou .. até pela posição que o corpo estava .. na diagonal e que tambem viram uma menina gritar que ele escorregou. Procede ?

    ResponderExcluir
  2. ninguem mais se sensibiliza com a morte...as pessoas estao cada vez mais frias e egoistas,so muda quando sao afetadas diretamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs virão o garoto ontem,ou foi suicidio ou alguem que o empurrou.
      tem que ter uma inverticação urgente.

      Excluir
    2. onde estão as autoridades´não é complicado basta ter uma invertigação,eu tenho uma solução,basta por grades nas rampas,e procurar curar a mente de alunos e até funcionarios que acha isso normal.pois essas pessoas,tem a mente suícidas tambem.vamos dar um basta nisso vamos nos unir para destruir esse mal,a primeira coisa é levar a palavra de DEUS nesse lugar e acabar com a fama do coisa ruim.Haja luz em toda a UERJ.CADÊ O REITOR....NESSA HORA...

      Excluir
  3. É complicado julgar. Mas seria bom a UERJ começar a investigar a postura dos universitários que fazem comentários sarcásticos com uma tragédia como esta. Pois a família e amigos queridos devem estar sofrendo, e isto deve ser respeitado. Será que estão ficando acostumados com os suicídios? Mesmo assim, não é motivo de piadas. Uma pessoa que comete suicídio, não esta saudável mentalmente, é claro. Mas um grupo de jovens de uma mesma universidade, que faz piadas com um suicídio, também estão com problemas sérios mentais. São mentes doentias, e isso a UERJ deveria ficar atenta, fazer uma pesquisa e tentar resolver essas mentes, que estão bem próximas de mentes suicídas também.

    ResponderExcluir
  4. se fazer piada sobre uma tragedia é estar perto de uma mente suicida... os comediantes do país irão todos se matar...

    ResponderExcluir
  5. A nossa maior preocupação era a chopada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb notei esse absurdo, grande preoucupação!!!!!

      Excluir
  6. Que bom que você leu e ficou melindrado, bom sinal. Até os comediantes do país ficam sensibilizados com a família. É o que a gente mais ve em programa de humor: apresentadores e artistas sendo solidários com as famílias. E quando fazem algum tipo de piada em relação a isso é em relação aos responsáveis, para criarem polêmicas e atingirem resultados positivos e não negativos.

    ResponderExcluir
  7. Se ele tirou a própria vida o problema é dele, eu não estou nem aí, que se dane a alma dele, a família e etc....É POR CAUSA DE GENTE EGOÍSTA ASSIM , QUE O MUNDO ESTÁ DESSE JEITO, NINGUÉM SE IMPORTA COM O PRÓXIMO, NINGUÉM TEM RESPEITO, DEUS PRECISA URGENTEMENTE ENTAR NO CORAÇÃO DOS JOVENS!!VAI LÁ PRA SUA CHOPADA VAI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou a pessoa altruísta né?!! Olha bem o teu cometario e ve se vc tem condições de chamar alguém de egoísta.

      Excluir
  8. Estava procurando notícias a respeito e a única coisa que encontrei foi o blog.
    Não entendo o motivo pelo qual os frequentes suicídios (é o que dizem) não são divulgados. E não entendo menos ainda a postura da UERJ de não fazer nada para impedir, como por exemplo colocar grades nas rampas.
    Sinto muito por esse rapaz e mais ainda pela família dele.

    ResponderExcluir
  9. Gente na o que acontece na UERJ em relação aos suicídios não vão ser diulgdas, pois há um acordo em a mesma e a imprensa para que não divilguem esses fatos. Só se sabe disso e está correndo pela internet, pois hj em dia as pessoas estam munidas de cameras e celulares, e tiram fotos e ate mesmo filmam. Esse ñ é o primeiro e provavelmente ñ será o ultimo, ñ que esteja falando que isso é normal, pois a mais de 5 anos escuto dizer que várias pessoas se jogam das sacadas da UERJ.

    ResponderExcluir
  10. As informações não estão corretas... se desejarem saber mais sobre O SUICÍDIO, estarei amanhã entre 16:30-17:00 horas na UERJ, na entrada do auditório 11, disponível após minha palestra no evento do CVV.

    ResponderExcluir
  11. Ouvi falar sobre isso lá na UFRJ. Mas as versões são várias. Uns dizem que era estudante de Letras da UERJ e outros que poderia ser um funcionário. Ainda assim as estatísticas mostram que, por ano, ocorrem entre 4 e 5 suicídios na UERJ. Ainda mais com os altos prédios...

    ResponderExcluir
  12. Eu estava passando na rampa que dá acesso aos elevadores lá do primeiro andar. Foi horrível, a imagem e o som ainda não saíram da minha cabeça. Não sei se vou voltar a faculdade pra fingir que nada aconteceu e fingir que o que eu vi foi natural.

    Na moral, quer se matar se mata... mas não perto de mim. Eu ainda estou muito abalado.

    ResponderExcluir
  13. Pow serei sincera...meu ex professor de Física do Ensino Médio fez faculdade na UERJ e ele falou q isto acontece como uma certa frequencia...ele nos disse uma vez que num dia foi um estudante q era da mesma turma q a dele...
    então...isso pra mim já não é algo tão novo...rs
    Complicado demais!

    ResponderExcluir
  14. Quando Brecht escreveu que "nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar", ele não estava falando só do status político da sociedade, do regime de injustiças em que vivemos ........ estava falando de uma vontade de ver todas as pessoas mobilizadas em prol de uma mudança profunda, drástica, revolucionária, nas mentes (ou almas, para os mais poéticos) humanas, que provocasse a devolução do Mundo às pessoas, após retomá-lo das garras das corporações capitalistas ...
    Essa mudança de mentalidade viria, primordialmente, dos jovens ... a quem as maravilhas e possibilidades da vida sempre são negadas, em virtude da pressão por produção e renovação da margem de lucro...... a desumanização do mundo é creditada às condições subumanas a que estamos submetidos ... e a luta revolucionária é a forma de refazer o mundo para que fosse digno de vcs, jovens ...... Presente da geração dos jovens que fomos, todos, desde os do século XIX até os de hoje ... como uma herança de irmãos ...

    No entanto,lendo o pouco que consegui de notícias sobre esse fato, o suicídio de ontem - que embora não seja isolado sempre ocorre envolto pela mesma dor de solidão - descobri que Brecht está definitivamente morto ........ Tantos anos depois de suas mortes, vcs, jovens universitários, privilegiados nesse país de banguelas, estão matando Brecht, Maiakovski, Rosa Luxemburgo e tantas outras pessoas que lutaram e morreram para que vcs fossem livres ..... e que pudessem humanizar o mundo e as relações entre as pessoas ............ lendo o seu vazio existencial e o seu medo de sentir e ter compaixão, nesse texto de blog e alguns de seus comentários eu morri também .......... oh, que bom que eu não sou mais professora! ......... eu vomitaria sobre suas cabecinhas detestáveis ...
    Vcs envergonham a Vida .......... duvido que a Ciência vá classificá-los, um dia, junto a espécie Homo sapiens sapiens ........ com certeza, a Biologia do futuro irá encontrar morbidade mutagenética em seus DNAs rs ... alguma mistura feia com ratos e vermes ...

    P.S a dona do blog pode não publicar meu comentário, mas não adianta ... o detalhe sofisticado sobre o ar-condicionado foi o comentário mais putrefato que eu poderia ter lido .......... vc me lembra um tapuru .... sabe não? procura no google rs

    ResponderExcluir
  15. Seu texto(se é que isso pode ser chamado de texto) é repugnante garota. Provocou-me náuseas!

    "...lendo o seu vazio existencial e o seu medo de sentir e ter compaixão, nesse texto de blog e alguns de seus comentários eu morri também .......... oh, que bom que eu não sou mais professora! ......... eu vomitaria sobre suas cabecinhas detestáveis ...
    Vcs envergonham a Vida .......... duvido que a Ciência vá classificá-los, um dia, junto a espécie Homo sapiens sapiens ........ com certeza, a Biologia do futuro irá encontrar morbidade mutagenética em seus DNAs rs ... alguma mistura feia com ratos e vermes ...

    P.S a dona do blog pode não publicar meu comentário, mas não adianta ... o detalhe sofisticado sobre o ar-condicionado foi o comentário mais putrefato que eu poderia ter lido .......... vc me lembra um tapuru .... sabe não? procura no google rs "

    BATI PALMAS PARA ESSE COMENTÁRIO!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Jorge Fagim, é provável que as informações estejam erradas mesmo.. por isso eu mesma decidi não falar nada, porque pouco se sabe sobre o caso.

    ResponderExcluir
  17. Blog: Espaço aberto para um cidadão exercer o seu direito da liberdade de expressão.

    O que foi relatado neste texto não passa de um fato em meio a um cotidiano de uma estudante. Não vejo motivos para tanta inquietação de muitos.

    Lamento pelo rapaz, que Jah leve a sua alma para um bom lugar e dê forças para seus familiares.

    ResponderExcluir
  18. "um fato em meio a um cotidiano de um estudante"

    Será que eu devo me sentir normal ao passar por cima de um corpo e depois assistir a uma aula?

    Devo incluir isso no meu cotidiano como se fosse o onibus pra faculdade ou realizar uma prova?

    Para mim, é motivo de inquietação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, é exatamente isso q a mina expôs aqui, que na UERJ suicídios se tornaram parte do cotidiano

      Excluir
  19. Quem deveria ter se preocupado com a família do suicida era ele mesmo. O fato em si não é algo normal e bonito de se ver porém, deixar de viver por causa de uma pessoa que não valorizou sua própria vida, isso não existe. Tem gente dizendo não conseguirá mais passar pelo local e viver a vida normalmente; vai fazer o quê? largar a faculdade, mudar-se da cidade?? Imagina se cada policial fosse deixar de viver a cada morte que presencia!!!!

    ResponderExcluir
  20. Na moral mesmo. Não leio blogs nem comento em nada. Mas resolvi ler aqui por ser aluno da UERJ e estar enojado com os comentários dos hipócritas.

    O texto só, e somente só, relata o fato que aconteceu na UERJ e em NENHUM MOMENTO a autora do mesmo expõe sua opinião.
    Realmente aconteceu esse "possivel suicídio" e ponto. O fato de isso ser divulgado ou não pela imprensa vai de justificativas que começam com "Evitar propagar mais suicídios na UERJ" e terminam com "poupar as famílias dos suicidas".

    Feliz, ou infelizmente, não sou a imprensa.

    E pra encerrar...doa em quem doer...se ele se matou, Deus o tenha (por educação, pois eu, como católico, imagino q Deus não o tem agora), mas ele foi covarde, fraco e cabeça fraca.
    Força a família.
    As piadas acontecem com N+1 tragédias no mundo.

    Me desculpem os politicamente corretos que criticaram a autora, mas pra mim todos vocês são enormes hipócritas. Não gostaram do rótulo? Pois é isso que vcs fazem ao criticar qualquer outra pessoa aqui.

    E... Um brinde a hipocrisia, meu pacero!

    ResponderExcluir
  21. A autora postou muito bem o texto. Ela apenas relatou o que aconteceu, também não vejo motivo para criticá-la.

    ResponderExcluir
  22. Bem, eu acredito que todos nós estamos perdendo tempo aqui ao discutir sobre o caso que a própria UERJ e a mídia fez questão de abafar...

    O indivíduo já morreu, certo? Então não devemos promover demagogia com tudo isso ... Acredito que por uma fração de segundo alguém pensou, que se dane o rapaz... já foi tarde. Ai todos chegam aqui, neste blog PESSOAL (sendo redundante) e começam a comentar sobre algo que a dona do blog se propôs a dizer... e brilhantemente, pois foi imparcial o tempo todo pois desconhecia das suas razões. Eu acho que estão fazendo tempestade num copo d'água. O suicídio é algo sério? Sim, seríssimo, porém o fato é que as questões pessoais não são muito bem encaradas em nossa sociedade, que ao meu ver é ultrapassada. Sendo assim, muitos, portando o famoso bordão: "unidos pela liberdade de expressão" , se aproveitam pra criticar algo que não se pode, como dizer que o texto é repugnante. (...)

    Para terminar eu acredito que a hipocrisia está reinando na mente das pessoas, e

    "É mais fácil criticar do que parabenizar, porque assim estamos nos revelando como humanos"
    (autoria desconhecida)... ¬¬ mera ilusão !

    ResponderExcluir
  23. Covarde? Pra mim suicida é muito corajoso, isso sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se eu tivesse coragem me mataria,até pq acredito q pra uma pessoa fudida conseguir alguma mudança não depende só do esforço mas tb da sorte, coisa e não tenho. Mas, por ser covarde,prefiro continuar levando essa vida miserável em vez de dar um fim nela. Sim, Tb sou aluna de Direito da UERJ, mas não me sinto privilegiada por isso, pois neste país a aparência e a o dinheiro é q valem de verdade, educação é supérfluo.

      Excluir
  24. ANOTA AÍ ENTÃO:

    TÔ DE SACO CHEIO DESSE PESSOAL AQUI DO MEU CURSO. QUINTA FEIRA, DIA 03 DE NOVEMBRO, VAI TER UM BANHO DE SANGUE AÍ PERTO DO TEU ANDAR. VOU MATAR TODO MUNDO.

    QUEM VIVER VERÁ

    ResponderExcluir
  25. Que tal democratizar o ensino superior, não tornando-o atingível apenas para os alunos mais adestrados pelos cursinhos e pelos pais super protetores? Os alunos comuns são pessoas tão dignas de estudar numa universidade pública e não são tão cobrados pelas famílias e por si mesmos. O que importa é a felicidade, quando não, dá nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, creio q quem se mata (Se é q é suicídio msm) seja justamente esse aluno q não tem a estrutura e o respaldo da família, o aluno comum, o aluno q se fode pra se manter e não ve nenhuma expectativa de retorno desse esforço, pq quanto mais se esforça mais se fode. Eu conheço bem esse tipo de aluno, sou um deles só q com menos coragem.

      Excluir
  26. Alguém poderia me dizer se sempre que ocorre esse fato é sempre algum aluno que cursa direito?? essas pessoas costumam deixar alguma carta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é sempre de direito, embora eu seja uma séria candidata.

      Excluir
  27. E aconteceu outro suicídio ontem...


    Mais um pra imprensa abafar, e a situação continua a mesma na UERJ, algo estranho paira por la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não há provas suficientes para constatar suicídio. Eu particularmente nunca me mataria na UERJ, já virou modinha, faria algo novo.

      Excluir
  28. Alguém sabe algo do suicídio do dia 24/11/2011?

    ResponderExcluir
  29. Era um estudante que fazia mestrado em Informática, se chamava Guilherme.Alguns dizem que ele veio correndo e deu um pulo para fora da rampa.Não vi mas ouvi um estrondo às 18:30 da tarde do dia 24/11.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia!!!! dificil de entender alguém que tem 23 anos, se suicidar com a vida toda programada o que ia fazer para 2012, dificil de disser!!! ,para nos que temos uma vida estruturada, sem notar um só indicio de LOUCURA, dificil de disser!!!!!agora não e hora de disser!!!! SIM E ORAR PELAS PESSOAS QUE SE SUICIDARAM.PARA QUE ELES ENCONTRE O CAMINHO DA LUZ.ABRAÇO .MAE DO GUILHERME AZEVEDO (QUE CURSAVA O MESTRADO DE INFORMATICA)

    ResponderExcluir
  31. O que mais me impreciona é o fato da UERJ não ter providenciado desde o primeiro suicídio, grades de proteção.Quantas vidas ceifadas! e nenhuma providência foi tomada. Os dirigentes da UERJ tem uma grande dívida com essas vidas ceifadas e o inferno os esperam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na moral,grades não adiantariam de nada, quem quer morrer da um jeito. A única coisa q alteraria talvez seria o local, teriam q arrumar outro lugar para dar fim às suas vidas. Isso me faz pensar no porquê de se matar na UERJ, seria uma ultima tentativa desesperada de chamar a atenção? Mega Fail!Pq nem divulgar a mídia divulga!(SE é q é suicídio,claro!)

      Excluir
  32. A vida é o bem mais precioso, Deus foi quem deu e só ele pode tirar.

    ResponderExcluir
  33. Fazer brincadeiras e 'nao ligar' para a morte de alguém consiste em um mecanismo de defesa dos indivíduos, necessário a todos que desejam permanecerem vivos e mentalmente saudáveis em um mundo caótico e cruel.

    ResponderExcluir
  34. MENINA TIRA A SOBRANCELHA ANTES DE COLOCAR ESSAS FOTOS DE PLANO DE FUNDO, QUE TÁ TENSO EM FIA!

    ResponderExcluir
  35. Convidamos vc e seus seguidores para participarem do 4º Seminário de prevenção do suicídio da UERJ nos dia 10 e 11 de setembro na Capela Ecumênica - UERJ.

    Atenciosamente,

    Projeto Uerj pela Vida/NACE

    Núcleo de Acolhida ao Estudante

    (21) 2334-0983/(21) 2334-0987



    ResponderExcluir
  36. O que "Anônimo 19 de junho de 2012 15:18" escreveu esta correto.
    É cruel pensar assim, mas se um indivíduo entrar aos prantos para cada morte que acontece, ele enlouquece. Se pessoas próximas a nós morrerem uma pessoa por dia, em menos de uma semana nós estaríamos longe da sanidade antes que essa uma semana termine.

    Por isso ouvimos a comum expressão "acontece tanto isso que o povo não se sensibiliza mais". Em defesa desse povo, ele faz isso para proteger sua sanidade.

    ResponderExcluir
  37. pode ter alguma ligação espirita mas tambem pode ser por causa de usos de psicotropicos pelos alunos pelo uso remédios para dormir ou mesmo droga .....as causas são diversas e tem que ser respeitadas e evitadas sei que o prédio tem uma carga muito forte pesada mesmo é muito fácil chamar uma empreiteira e cimentar a lateral do prédio toda, ou colocar aqueles blocos quadrados que impede da pessoa de pular e não retem a ventilação do prédio é muito mas muito facil fazer isso

    ResponderExcluir
  38. Me admiro ninguém entender a colega do blog.
    Alguém já ouviu falar em ironia?
    Francamente,quantos comentários vazios.
    Obrigado Catchita! Força em sua missão! Fique com Aquele que dá sentido em tudo!

    ResponderExcluir

O que voce tem a dizer?