sexta-feira, 4 de março de 2011

Romeu e Julieta

Eu sempre tive vontade de ler, sempre curiosidade, mas o formato em peça nao me atraía. Dia desses eu estive sem realmente NADA pra fazer, e resolvi ler o romance shakesperiano tao bem falado, e tao famoso Romeu e Julieta.
Devo dizer que para mim essa leitura foi uma decepção. eu esperava mais conteudo, mais historia, mais amor, mais tristeza... algo que me desse vontade de me apaixonar de novo. Antes nao tivesse lido nunca, e visto a peça em teatro. Uma historia de amor muito rasa, muito reduzida, muito rápida. não era o que eu esperava. talvez em um dia que esteja com meu inglês fluente eu possa ler a peça no original e gostar, mas nao gostei ainda.
Um casal de adolescentes - Julieta tinha 14 anos quando conheceu Romeu - de familias rivais que protagonizaram brigas até o fim do livro, se apaixona em um baile de mascaras sem saber quem são. no calor dessa paixao de desenvolve um romance extremamente dramático e conhecido. aquilo nao me pareceu amor verdadeiro. só porque eles se mataram?
Vamos lá, leitores queridos e quase todos adolescentes... por experiencia, por vivencia, por conversas... quantos adolescentes voces conhecem que já nao pensaram em se matar por uma paixao aguda? porque há um amor nao correspondido, ou porque seus pais nao aprovam o seu namoro? quem nao passou por isso ja presenciou historias de amigos, ou pelo menos ja ouviu muito falar.
Todos esses adolescentes que acham que nunca mais vão amar outra pessoa na vida, voces acham mesmo que tiveram um amor de verdade? o proprio Romeu era apaixonado por outra antes de conhecer Julieta. isso nao nos dá a hipotese de que ele poderia se apaixonar por outra se conhecesse uma mais bonita?
Deixo aqui a minha revolta. eu esperava uma historia de amor, e nao a narrativa de uma atitude inconsequente de um casal que vivia em uma epoca em que a morte era a solução para tudo. Shakespeare que me perdoe, e os fãs da trama também. mas eu esperava muito mais para tanto alarde.

10 comentários:

  1. Com essa crítica eu fiquei com vontade de ler. Depois eu opino se concordo ou não, porque nas opções não existe "não sei" OQIWOIQW
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Eu já não tenho paciência pra romance e amores impossiveis....dps dessa crítica ai, q não da vntd de ler mesmo. Porém Shakespeare, tem textos maravilhosos, talvez foi infeliz nesse, ou estava vivendo um momento dramatico...rss!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Shakespeare não tem textos maravilhosos. Ele é um grande plagiador.
      A prova disso, é que Romeu e Julieta, foi inspirado em outra história de amor impossível, chamada PÍRAMO E TISBETE... Nesse caso ele não fez um plágio, mas roubou a ideia principal...

      Excluir
    3. Shakespeare não tem textos maravilhosos. Ele é um grande plagiador.
      A prova disso, é que Romeu e Julieta, foi inspirado em outra história de amor impossível, chamada PÍRAMO E TISBETE... Nesse caso ele não fez um plágio, mas roubou a ideia principal...

      Excluir
    4. Shakespeare não tem textos maravilhosos. Ele é uma grande plagiador
      A prova disso é tanta, que o romance Romeu e Julieta, foi inspirado em outra história de amor impossível... Píramo e Tisbe. Nesse caso, ele não fez de fato um plágio, mas pegou a ideia central.

      Excluir
  3. Pronto, agora vou ter que ler esse livro.
    Mas não acho que vou me decepcionar muito pois sempre achei idiotice eles se matarem, isso não é solução!!

    ResponderExcluir
  4. Verdade, verdade... mas eu nao quis dizer que o TEXTO é ruim, Drica. apenas nao gostei da historia, de como tudo se desenvolveu.

    Leiam sim ^^ nem que seja por curiosidade, como eu fiz.

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO QUE VC NAO ENTENDEU MUITAS COISAS,QUE ESSA è UMA HISTORIA ANTIGA E O AMOR NAQUELES TEMPOS NAO PODIA SER COMO HOJE.ANTIGAMENTE AS PESSOAS SE APAIXONAVAM ASSIM,UM OLHAR,UMA PALAVRA E ERA AMOR....è UM AMOR PURO O DELES E LINDO...A HISTORIA è POESIA E O TEXTO è SUBLIME.PARA LER Shakespeare,PRECISA TER ALMENOS UM POUCO DE CULTURA E SENSIBILIDADE.E POR FAVOR,NAO FICAR DIZENDO QUE NAQUELE TEMPO A MORTE ERA SOLUçAO PRA TUDO.è UMA HISTORIA DE AMOR E TAMBèM UM DRAMA.VAI ESTUDAR MAIS UM POUCO E DEPOIS LE DE NOVO,QUEM SABE NA SEGUNDA VEZ VC ENTENDE ALGUMA COISA.TCHAU

    ResponderExcluir
  6. Acho o Drama de "Romeu e Julieta" um dos melhores de Shakespeare. Discordo com suas colocações, devo dizer à você que deverias pesquisar a época que a obra foi escrita para entender um pouco de como o ato de se matar,De beijar uma pessoa antes do casamento, de Transar antes do casamento era visto na época distinta. concordo com você em relação ao suicídio do final. às vezes pergunto-me sobre esse tal amor "efêmero" tanto de Romeu, quanto de Julieta, acho um desfecho tosco, mas discordo na comparação que você fez em relação como o amor dessa época. Hoje em dia o que a galera sente não pode ser intitulado de amor. As pessoas ( Não quero que meio discurso seja mal interpretado) de hoje estão longe de adquirir tal sentimento. Pontuando o drama é de uma poesia e de um acabamento memorável.e sem esquecer de mencionar, na época o ato de matar não era a solução de tudo. Abraço.

    ResponderExcluir

O que voce tem a dizer?