domingo, 28 de março de 2010

O amor que eu tenho ♪

Quem, em sua vida, nunca viveu um grande amor prepare-se: viverá um dia. a maioria das pessoas que eu conheço ja soube o que é viver em funçao de uma pessoa, o que é jurar que aquele sentimento que invade a glândula timo - sim, a timo, e nao o coração - é eterno, e que nao vai poder viver sem o objeto de seu amor. há quem diga que nao, e sinceramente devo desejar-lhe os pesames.
Era o meu segundo ano de estudante, e eu deveria ter uns tres ou quatro anos, mas eu me lembro muito bem de como era o rosto daquele garotinho. nao pode ser considerado meu primeiro amor principalmente porque nao era amor: como todas as crianças (assim eu imagino) a gente nao ama, a gente GOSTA, e simplesmente pelo fato de achar aquele outro serzinho bonito, e nao porque havia realmente um sentimento.
O nome dele era Bruno e eu me lembro de ter corado muito quando ele pegou na minha mao pra brincar de roda no pátio do colegio. mas, eu ficava com muita raiva porque ele e os outros meninos nunca me deixavam brincar de carrinho com eles, porque diziam ser "coisa de menino".
Bom, o fato é que eu me lembro até hoje disso, mas nao tenho nada mais que lembranças partindo disso, ja que eu nunca mais o vi tambem. acontece que eu ja ouvi milhoes de historias de pessoas que tiveram o seu primeiro amor nessa mesma idade e que o tem ate hoje, muitas vezes até platonico. porque sera?
De lá pra cá, eu ja "gostei" de tanta gente, e amei um só. porém, mesmo sabendo que eu o amei, nao consigo definir esse sentimento, nem as sensaçoes.. tô até começando a acreditar no meu professor de filosofia quando ele diz que quem tenta definir o amor é um idiota - acho que eu ja tentei definir o amor aqui no blog, ne?.

À parte disso, quero deixar um beijo especial pra Monique Sarly.
Te amo, boba :D

sexta-feira, 26 de março de 2010

Meu Terceirão




Hoje foi nosso primeiro dia com nossas camisas lindas *-* Eu sei que nem todo mundo vai ler isso, mas quem ler vai ficar sabendo que hoje foi um dos dias mais felizes que eu tive desde quando eu vim pra ca, e boa parte dessa felicidade deve-se a voces, que sao tao maravilhosos, tao doidões e tão "fofinhos" (como diria Ariane).

"Não contavam com nossa astúcia!"
na frente, e atrás
Simgam-me os Bons!

é o que tem escrito na nossa camisa
(pra quem é de fora).

 
Agora, além de espaço no meu chiclete, voces tem espaço no meu blog :D

Beijo grande,
Catchita Gatita.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Mudanças

Era uma quinta-feira, 10 de janeiro de 2008. Eu estava em Salvador, passando uns dias com meu pai que tinha vindo do Rio, e por acaso era aniversario de minha mae. comecei o dia de pessimo humor, porque me acordaram cedo pra me OBRIGAR a ir pra praia (eles sempre fazem isso). claro que eu levei meu livro básico - Poderosa 3 - mas, nao satisfeitos com minha simples ida, me obrigaram a mergulhar na água.
Eu sei que pode parecer uma coisa espantosa, visto que eu sempre morei em lugar com piscina, durante a infancia fui muito a clubes e praias E tendo um pai marinheiro.. bom: eu nao sei nadar. nao sei mesmo! nunca soube, e parece que vou morrer sem saber: perfeito. mas, esquecendo-se desse fato, as pessoas me fizeram entrar na porcaria da água móvel e cheia de sujeira e ondas. nessa brincadeira, eu fui mais pro fundo do que gostaria, e uma onda me puxou, me colocando na direção de um coral, o que nao me deu muita facilidade pra voltar à beira. Resumidamente, eu quase morri afogada :@
Tive uma ferida enorme - lembro-me perfeitamente de Buchovis falando dessa "pereba" no aniversario de Samanta *-* (fui a unica que nao foi atirada na piscina) - e até hoje eu tenho essa cicatriz como se tivesse sido há um mes atras. o lado positivo, é que depois do ocorrido (já de tarde) todos resolveram voltar pra casa.
Eu respirava sal, e cheia de areia no cabelo, parabenizava minha mae pelo telefone. Foi nesse exato momento que minha vida mudou de vez: meu pai começou a gritar que eu tinha passado na prova do CPM (Colégio da Policia Militar). eu, como boa descrente, disse que era mentira e continuei no telefone. e ele disse: é verdade, filha: quinto lugar, olha aqui seu nome !! eu olhei.
MERDA! acho que nao pode existir outra Catchita Iana em Salvador, pode? acho que nem no país todo existe. entao eu passei, e sei que foi uma festa muito grande, mas por dentro eu estava completamente perdida, sem saber o que fazer, o que falar, e sem saber como mostrar que aquilo deixou todo mundo feliz menos eu.
O que interessa, é que aquela coisa que eu odiei tanto no primeiro mes, e que quase me deixou em depressao, hoje me faz muita falta, e que acrescentou demais à minha vida. Hoje eu percebo o quanto a minha vida mudou de lá pra ca. foi la que eu tive meu primeiro namorado, o que ja traz uma mudança gigantesca à vida de qualquer garota.
Foi com o CPM que eu fui morar em Salvador, e ver muita coisa que eu nunca teria visto se eu nao tivesse estudado la. eu terminei o ano de 2008 com a cabeça completamente mudada. eu que odiava mudanças, e hoje adoro elas. o ano de 2009 foi extremamente feliz, e foi onde eu cresci mais ainda. começei a morar no Cabula, e conhecer muito mais gente.
Agora, em 2010, to morando aqui em Niteroi, e eu nao acredito que eu estou digitando isso, mas eu estou gostando ¬¬' apesar de toda a saudade que existe eu estou curtindo morar aqui :D e hoje a minha cabeça mudou muito mais ainda. porque eu nao mudei de cidade nem de colegio, apenas. eu mudei de estado, um lugar onde todo mundo é completamente diferente do que eu to acostumada, e isso esta me fazendo crescer muito. Hoje eu tenho muito mais amigos maravilhosos e muito mais o que contar pros netos :)

Moral da historia: nao devemos achar que algo é ruim, so porque pensamos que é. permita-se descobrir, e experimentar o que está sendo oferecido a voce. pode ser que voce goste, mesmo que nao queira assumir.

domingo, 21 de março de 2010

Crônica: Baiano que é Baiano.

Bom, tava lendo uns e-mails hoje, e vi esse aqui :D como hoje eu estou na Bahia (muito feliz, por sinal), resolvi colocar esse texto porque eu ri muito. acontece que essa galera do Sudeste nao conhece a Bahia como acha que conhece, e tudo quanto é giria que eu falo la na escola deve ser explicada. entao, fica dica :D

Baiano que é baiano fala porra a cada dez palavras. Na Bahia, porra é tudo, menos a porra improperiamente dita Brasil afora, ops, Brasil adentro. Como diz o 'embaixador' Renato Fechine (um paraibano que abaianou de vez), porra na Bahia é adjetivo, substantivo, interjeição, adjunto adnominal e advérbio de modo, de tempo, de lugar, de intensidade... da porra toda.
"O cara mora na casa da porra" = mora longe. Também pode-se dizer: "Ele mora na casa da desgraça", que é a mesma coisa, ou seja, mora longe pra caramba. Baiano que é baiano agüenta comer pelo menos dois acarajés sem passar mal... Se você não sabe, acarajé é hambúrguer de baiano.
Baiano que é baiano chama as amigas de "ordinárias" e elas não se incomodam, não se sentem ofendidas - ao contrário, sabem que é um tratamento carinhoso. Na Bahia, você olha para sua amiga (seja ela pretinha, branquela, loira ou morena) e a chama de "nigrinha" e ela acha o máximo.
Baiano não admite fulerage pu seu lado. Traduzindo: não gosta de cheiro mole. Oxente, não entendeu? Ah, você precisa se matricular num curso de baianês.
Pegar ou bater um rango e filar a bóia significam a mesma coisa, ou seja, almoçar, comer, matar quem tá te matando. Baiano que é baiano não bebe. Come água. Fica em águas. "Ontem Fulano estava em água dura". Tradução: estava trêbado, pra lá de Maracangalha. O baiano, quando chama um brother pra beber, fala: "Rumbora cumê água".
Todo baiano chama Graça de Gal, Wagner de Wal, Gilberto de Gil... Para meus amigos, parentes e aderentes, eu não sou Marcelo. Sou Macelo (engolimos o "r"). Sérgio é Sejo, terça-feira é têça-fêra; bar é bá e cerveja é ceveja. Baiano que é baiano engole a letra "d" do gerúndio: - Qué qui cê ta FAZENO? -Eu to DURMINO... Caminhano e cantano e seguino o trio elétrico...
Numa roda de baianos e baianas, quando alguém chega após ter tomado banho, alguém sempre diz: "Ó pai, chegou toda tomada banho". Traduzindo: "Ela chegou limpinha, cheirosinha". Baiano que é baiano sabe o significado da frase: "O cara tava mais enfeitado que jegue na Lavagem do Bonfim". Ou seja, usava excessivo número de adereços e enfeites.
Baiano sabe que brown [bráun] não é a forma carinhosa de chamar Carlinhos Brown, o omelete-man. Brown é adjetivo de pessoa brega-espalhafatosa-cafona. O motorista que põe mil adesivos no carro, o cara cheio de colares de prata e pulseiras. "Que cara mais brown!" Baiano que é baiano sabe o que é "lavar a jega". É se dar bem, levar vantagem, lavar a égua, lavar a burra.
Todo baiano sabe que jante não tem nada a ver com o verbo jantar. Na Bahia, jante significa aro de pneu. "Rodar na jante", no sentido denotativo baiano, é o carro rodar com o pneu vazio ou furado. Mas, na putaria, rodar na jante é transar sem camisinha.
Baiano que é baiano sabe o que é nestante. É "nesse" + "instante" = daqui a pouco. Baiano fala pra semana (na próxima semana), parumês (no próximo mês) e paruano (no próximo ano). "Paruano sai milhó", diz o dono do bloco de carnaval.
Só baiano sabe o que é falar "de hoje a oito". "Meu aniversário é de hoje a oito", ou seja, é daqui sete dias. Baiano que é baiano fala horas de relógio. "Fiquei duas horas de relógio esperando aquele filadaputa". Em geral, fala-se "horas de relógio" quando se quer enfatizar atraso, demora. Baiano é convidado para um aniversário e leva uma renca de amigos (renca = muitos, uma catrupia, muita gente).
Baiano fala na moral em vez de por favor... "Pega isso aí pra mim, na moral". Baiano vive dizendo que Sergipe é o quintal da Bahia... E o sergipano adora a Bahia e os baianos. O baiano de Salvador parece não querer ser nordestino e esculhamba o sotaque de sergipanos, alagoanos, pernambucanos, potiguares, paraibanos... (não deveria ser assim, mas é, infelizmente).
[...] Não vai embora, se pica. "Vou me picar" significa "vou cair fora". Na Bahia, é comum você tratar um amigo, um colega ou um desconhecido de "pai". Se for mulher, "mãe". "Venha, pai". "Venha, mãe". Também é comum tratar um desconhecido como "maluco", mas é uma forma carinhosa. "Vai, maluco".
Quando se diz "A reunião não teve um pé de pessoa", se quer dizer que a reunião não teve ninguém. "Colé a de mermo?", pergunta um baiano ("qual é a boa?"). E o outro responde: "É niúma" (significa "tudo bem").
Baiano não usa o termo arretado, que é uma invenção dos outros. Baiano fala "retado". Raul Seixas canta uma música que diz: "Não planto capim guiné pra boi abanar rabo/ Tô virado no diabo/ eu tô retado com você. Tá vendo tudo e fica aí parado/ Com cara de veado/ Que viu o caxinguelê". "Tô retado" significa "to zangado". Mas retado também exerce a função de superlativo: "É bonito que é retado" [é muito bonito]. "O cara é retado de feio" [é muito feio]. Quando se diz "Ele é um cara retado", significa, "é boa praça".
A Bahia é o único estado que começa com B - de Brasil. O mapa da Bahia é quase igual ao do Brasil, você já viu? A Bahia tem a maior costa marítima do País, você sabia? A Bahia faz divisa com oitos estados (do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste).
Salvador é a terceira cidade mais populosa do país, você sabe? [Não, nem os soteropolitanos sabem disso.] De acordo com um magérrimo satirista baiano, chamado Gordurinha, um baiano é uma coisa divertida; dois baianos, uma boa pedida; três baianos, uma conversa comprida; quatro baianos, um discurso na avenida. Ééééé.
Diz-se, também, o seguinte:
1 baiano = um escritor famoso
2 baianos = uma luta de capoeira
3 baianos = um grupo de axé
4 baianos = um terreiro de candomblé
E ainda tem gente que quer morar em São Paulo...

* Marcelo Torres, jornalista, baiano e cronista (alguns trechos deste texto são de autoria anônima, extraídos de mensagens recebidas pelo cronista).

E Bahia não é nordeste porra niuma, é leste setentrional (mijei)

Nota: voces sabiam que meus colegas do Rio de Janeiro acham que nosso pagode é axé? e que Toda Boa e Lobo Mau sao musicas de Ivete? (durma com um barulho desses)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Homens :)

Como tem MUITO tempo que eu nao escrevo, gostaria de deixar um parecer sobre meu sumiço: sem net em casa. ouvi algumas reclamaçoes, mas estou de volta e muito bem por sinal. Um Oi especial para Carol :)

Hoje eu vou dedicar esse post a falar dos homens. QUE PESSOAS MAIS COMPLICADAS QUE SÃO OS HOMENS. dizem que as mulheres que sao dificeis de lidar, mas acho que as mulheres sao extremamente previsiveis: os homens que nao sao bons observadores. Estava aqui em casa hoje de tarde antes de ir pro colégio com minha nova amiga de sala Sarah e uma certa situação sobre relacionamentos antigos me fez desejar escrever sobre isso.
O que se passa na mente masculina? eles simplesmente me confundem. às vezes, quando a gente se aproxima demais eles fogem, e quando a gente nao se aproxima eles acham que a gente nao ta afim e fogem ¬¬'. e aí as meninas ficam totalmente boiando sem ter a minima noçao do que fazer simplesmente pro carinha nao fugir.
Pior ainda é quando voce sente que neste exato momento voce deveria ter um namorado, e simplesmente por nenhum motivo diferente de: convenção. é claro que, o que é convencional em um sentido pode nao ser em outro. TODO MUNDO NA MINHA SALA TA NAMORANDO. parece o surto do compromisso Oo'.
E aí voce pensa: "será que eu que to no tempo certo, ou meu mundo gira pro lado contrario?" porque a impressao que voce tem (muita gente tem essa impressao) é que quando voce começa a namorar, todo mundo termina, e todo mundo quer ficar com voce. 

Calma, gente! eu ainda nao pirei. encontro voces amanha com um assunto mais criativo, porque esse ja ta manjado.
Beijo (tava com saudades)